home

Projecto - Caderno Diário Digital - projecto desenvolvido no Ano Lectivo de 2008/09



Origem: Rosalina Simão Nunes

É preciso começar a perder a memória para perceber que é ela que faz a nossa vida. Uma vida sem memória não seria uma vida. - Luis Buñuel




cd2.pngNos dias que correm, na Escola, ter Caderno Diário é, mais do que nunca, uma necessidade. Com a velocidade a que o conhecimento vai sendo processado, recorrendo os alunos cada vez mais à Internet para estudo e lazer, torna-se urgente criar suportes que se adaptem, com a mesma rapidez, às exigências deste mundo novo e permitam ao aluno desenvolver a capacidades de organização e autonomia por forma a optimizar as suas aprendizagens.
O Caderno Diário em suporte papel começa a estar ultrapassado, limitando imenso o desenvolvimento de competências. É imperioso que, nas Escolas, se criem novos suportes de registo e organização de informação.

Assim, este projecto procura ir ao encontro dessa necessidade, por forma a, num futuro próximo, a utilização das ferramentas digitais serem cada vez mais um recurso pedagógico fiável e funcional.

Foram escolhidos para integrarem o projecto os alunos que ao longo de dois anos desenvolveram um excelente trabalho no âmbito da organização e autonomia. Pensa-se que o seu contributo na construção deste projecto será vital para a sua operacionalização.

Alea jacta sunt



Orientações para a construção de um Caderno Diário Digital



ESTRUTURA DO CADERNO DIÁRIO
FERRAMENTAS
carta-de-organização-thumb5391784.jpg
A importância da organização, num Caderno Diário.
Índice
  • Identificação
  • Arquivo de material referente à Planificação da disciplina e Critérios de Avaliação
  • Sumários
  • Estudo do Texto
  • Estudo da Gramática
  • Arquivo
  • Outros Aspectos


Ser organizado é importante?


Veja-se a definição de organização na Wikipédia: Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações. Ora bem, se não tivermos a capacidade de arranjar, dispor ou classificar objectos, documentos e informações, ser-nos-á difícil, depois, poder seleccionar essa mesma informação que vamos arquivando de forma pertinente. Isto é, sabemos que retivemso a informação, no entanto, não vamos conseguir usá-la porque nem sabemos onde é que ela se encontra registada.

Sugerimos a leitura deste pequeno texto, onde, através de estudos efectuados, se mostra, sumariamente que ser organizado pode aumentar o tempo de vida.

CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO DIÁRIO DIGITAL
organização-liderança-thumb3460237.jpg
Organizar por etapas

1ª Fase - Criação de uma conta no WikiSapces a fim de aceder a este espaço e poder participar na construção deste projecto.
2ª Fase - Escolha da ferramenta a usar na construção do Caderno Diário Digital.
3ª Fase - Desenvolvimento do projecto.
arquivo-ereto-para-a-organização-thumb6841173.jpg
Escolher o suporte de registo para o caderno diário.


As ferramentas devem ser escolhidas consoante o objectivo do trabalho, bem como o perfil da pessoa que o vai desenvolver.

Aconselha-se a leitura atenta das notas prévias, patentes nas várias sugestões acima indicadas.


PROJECTOS DESENVOLVIDOS 2008/09

2011/12

2012/13

Outros projetos

Portefólio de Português